Pular para o conteúdo principal

150 PESSOAS SÃO PRESAS EM DOIS DIAS DE INCURSÕES DO ICE NO NORTE DA CALIFÓRNIA

As prisões ocorreram na área da Baía, Sacramento e outras cidades.

Pelo menos 150 pessoas foram presas nos últimos dois dias no norte da Califórnia no decorrer de uma operação por autoridades federais focadas nas "cidades santuários" que defendem os imigrantes, o Immigration and Customs Enforcement (ICE) anunciou hoje. 

As incursões começaram no domingo na área da Baía de São Francisco, algumas horas antes da prefeita de Oakland, Libby Schaafal, alertar a comunidade sobre o que aconteceria.

O vice-diretor do ICE, Thomas D. Homan, criticou o fato de a prefeita divulgar suas suspeitas.

O alerta "aumentou o risco para os oficiais e alertou os estrangeiros criminosos, deixando claro que esta decisão imprudente se baseou em sua agenda política", afirmou Homan.

Em contraste, ativistas e defensores dos direitos dos imigrantes louvaram a funcionária.

Parentes e vizinhos de cerca de 40 dos detidos contataram a Rede de Resposta Rápida, uma coalizão de organizações pró-imigrantes, que incentivou o público a denunciar as ações da agência federal.

A União Americana de Liberdades Civis no norte da Califórnia (ACLU) disse em um comunicado que os relatórios coletados pela Rede sugerem que agentes de imigração estão aterrorizando minorias e latinos.

"Parece que o ICE tem como alvo seletivamente os bairros latinos, sujeitos a todos os envolvidos em atividades inocentes para questionamentos coercitivos e engana as pessoas a abrir suas portas para se apresentando falsamente como polícia local", disse Angélica Salceda, advogada da ACLU em North da Califórnia.

Em uma declaração, o ICE advertiu que cerca de metade dos detidos tem antecedentes criminais, incluindo condenações por assalto, agressão, crimes contra crianças, acusações por posse de armas e condução sob a influência de álcool ou drogas.

Entre os detidos está Armando Núñez-Salgado, 38, descrito como um fugitivo das autoridades federais. O imigrante mexicano é acusado de pertencer ao grupo Sureños e foi deportado quatro vezes antes.

Nos últimos 18 anos, Núñez Salgado acumulou sentenças na Califórnia que totalizam mais de 15 anos de prisão.

Outro caso que as autoridades destacaram foi a prisão de um cidadão mexicano que havia sido deportado oito vezes na cidade de Bay Point.

As prisões ocorreram em Monterrey, Oakland, Fresno, Napa, San Francisco, Sacramento, Santa Clara e Salinas, entre outras cidades.

Os ativistas acreditam que as operações continuarão para o resto da semana, como aconteceu em Los Angeles há alguns dias.

A operação na área metropolitana de Los Angeles deixou 212 imigrantes presos, 122 notificações de inspeção para empresas da região e uma série de convocações de indocumentadas para que se apresentem à imigração.

Os ativistas encorajaram os imigrantes a lembrar que eles têm direitos e que podem se recusar a abrir a porta.

"O povo da Califórnia deve certificar-se de documentar qualquer interação com os agentes do ICE e chamar as linhas diretas para denunciar a atividade", disse Salceda.

Law Offices of Witer DeSiqueira
Fonte: laopinion.com



OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA