Pular para o conteúdo principal
ADVOGADOS DE IMIGRANTES ALEGAM TÁTICAS IRREGULARES DO ICE NAS OPERAÇÕES NO NORTE DA CALIFÓRNIA

Em vários condados do norte da Califórnia, as autoridades de imigração perseguiram imigrantes nas ruas e supermercados, derrubaram as portas e detiveram dezenas de imigrantes para o único fato de serem indocumentados e - dizem os ativistas - os latinos.
Cerca de 200 pessoas protestaram quarta-feira na vizinhança dos escritórios do Immigration and Customs Enforcement (ICE) em San Francisco contra uma operação de prisões de imigração realizadas em vários municípios no norte da Califórnia nos últimos dias.
Vários advogados presentes no protesto informaram que eles apareceram nos escritórios do ICE na quarta-feira para aconselhar os detidos e que eles negaram o acesso às pessoas presas. Entretanto, o Escritório do Defensor Público do Condado de San Francisco enviou uma carta ao escritório do ICE local, exigindo o acesso dos advogados aos detidos.
Os advogados da Rapid Response Network contra incursões no norte da Califórnia disseram hoje que receberam relatórios de pelo menos 10 outras prisões em Napa e San Jose, mas o porta-voz do ICE, James Schwab, em San Francisco, não confirmou.
"Não tenho nada de novo a ser relatado neste momento", disse Schwab.
O ICE confirmou terça - feira a prisão de cerca de 150 pessoas entre domingo e terça-feira desta semana nos municípios de Alameda, Contra Costa, Napa, San Francisco e Santa Clara.
Em uma declaração, o ICE destacou várias das detenções, incluindo a de um membro de gangue "do sul" chamado Armando Núñez Salgado, com quatro deportações anteriores, mas metade dos indivíduos presos não tinha crime além do status de imigração.
Os outros, de acordo com a declaração, tiveram crimes adicionais, incluindo agressão, DUI e acusações por posse de armas.
No entanto, apesar do fato de que La Opinión solicitou a informação solicitada, o ICE não forneceu uma listagem dos presos por delitos.
"Os oficiais de deportação do ICE trabalharam com lideranças desenvolvidas pelo escritório local em conjunto com o NCATC (National Center for Criminal Analysis). Este escritório faz parte da mesma seção de "Operações de Execução" que faz as prisões.
Ativistas locais disseram que o ICE esteve visivelmente presente em algumas comunidades do norte da Califórnia e usou uma variedade de táticas e estratégias para prender imigrantes e criar medo nos bairros.
Blanca Vásquez, da organização "Movimento de Liberação de Imigrantes", disse que agentes do ICE estiveram presentes em estações de trem, supermercados etc.
"Os agentes se aproximaram de um caminhão de comida perto de um supermercado latino em Napa no domingo e várias pessoas na comunidade ouviram falar entre eles", disse Vásquez à La Opinión. "Eles disseram: eu me pergunto quem será o próximo preso, quem será essa pessoa"?
O ativista acrescentou que, de acordo com os relatórios da Rede de Resposta Rápida, os agentes do ICE abordaram pessoas da comunidade na rua e nos supermercados.
"Na Atwater, em Merced, alguns agentes entraram no mercado de Circle K e foram até de alguns latinos que entraram lá e prenderam três deles, disse Jon Rodney, do Centro de Políticas de Imigrantes da Califórnia.
Vasquez disse que nas áreas rurais e também nas cidades, é óbvio que o ICE está indo para as casas das pessoas, mas que também estão realizando "prisões colaterais".
Uma mulher de San Francisco informou que o ICE prendeu seu marido às 5 da manhã quando ele saiu para mover o carro na frente de sua casa, mas quando chegou ao escritório do ICE em San Francisco, seu marido foi transferido para Stockton.
Em relação às táticas usadas pela ICE, o advogado Mark Silverman do Immigrant Legal Resource Center, em San Francisco, disse que uma detenção baseada no uso de "perfil racial" (quando, por exemplo, ICE interroga uma pessoa por se parecer com uma Latina) é muito possível lutar na Corte.
"Nosso conselho permanece: não abra a porta, não dê informações, não responda a perguntas e acima de tudo, se você for preso, não assine a saída voluntária", disse Silverman. "Se há provas de que você foi preso por ser latino, é muito possível lutar contra essa prisão".
Em muitos dos casos deste fim de semana, "as pessoas abriram suas portas para o ICE e responderam às perguntas", disse Angelica Sauceda, da União das Liberdades Civis do norte da Califórnia.
"Parece que o ICE está se concentrando em bairros latinos e usando truques para as pessoas abrir a porta, se passando como policial", disse Sauceda.
De acordo com a declaração oficial do ICE, a agência "não ataca ou focaliza indiscriminadamente sobre pessoas estrangeiras e a agência prioriza ameaças públicas e segurança nacional, fugitivos e aqueles que entram repetidamente ilegalmente ... no entanto todos os estrangeiros em violação das leis de imigração podem ser presos ... "
Law Offices of Witer Desiqueira
Fonte: laopinion.com



OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA